É o primeiro contato dos atletas com a cultura do país sede. E nós, como bons anfitriões, vamos receber as 206 delegações com uma grande festa.

Com a responsabilidade de apresentar a nossa cultura de forma compacta e exuberante, a vamos propor um passeio pela história da música brasileira.

Em um cortejo onde artistas e atletas se misturam, vamos fazer um espetáculo regado a elementos cenográficos, figurino, conteúdo audiovisual e trilha sonora original e de fonogramas existentes.  Tudo isso, com muita ginga, interatividade, alegria e originalidade.

Nosso time vive diariamente a emoção e a paixão em poder gerar esse legado artístico e cultural aos milhares de atletas que passarão pela nossa cidade e temos a certeza de que esse projeto entrará para a história dos Jogos.

tw_1
tw3
tw2

Gestão CC2016

Andrea Varnier | CEO
Nara Gea | Gerente Geral

Marcella Tobelem

Produtora Executiva
Formada em Marketing pela Sussex – Brighton, já desenvolveu projetos para o Lloyds TSB Bank. Passou pelas gravadoras Sony Music e EMI. Foi Lead Producer Sport Presentation dos Jogos Pan e Parapan‐Americanos Rio 2007, Gerente de Produção das Cerimônias de Premiação do Winter X Games em Aspen e SP 2008 e Lead Producer dos Jogos Árabes de Doha 2011. Participou dos Jogos Mundiais Militares 2011, Pré-Olímpico de Vôlei 2012, todas edições do Rio Open, da Casa Fenomenal da Nike em 2014, Football For Hope 2014, São Januário e Allianz. No time da CC2016 foi consultora nas áreas de Sport Presentation, Victory Ceremonies e Live Sites, além de participar do planejamento das Cerimônias de Abertura e Encerramento.

Victor Ribeiro

Gerente Financeiro
Formado em Administração pela UFF – Federal Fluminense, com MBA de Gestão em Finanças pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também passou pelo curso de Desenho Industrial na Escola de Belas Artes da UFRJ. Acumula mais de 10 anos de experiência nas áreas administrativa e financeira de empresas de diferentes portes e segmentos, tendo como foco nos últimos quatro anos a gestão estratégica na área cultural e de entretenimento. Nesse período, fez parte de projetos como a gestão de resíduos sólidos no Carnaval de Rua do Rio 2013 (Logística Reversa Ambev) e a execução financeira do primeiro Contrato de Gestão entre a Prefeitura e o Museu de Arte do Rio (MAR).

Diretores Criativos 

Patrick Sampaio

Diretor Artístico
Artista multidisciplinar e pesquisador da cena contemporânea, é também ex- conselheiro municipal de Cultura em Teatro, além de fundador e diretor artístico do Brecha, premiado núcleo de criação carioca cujos projetos deram origem a espetáculos, performances em espaços públicos, obras audiovisuais, atividades formativas, experimentos tecnológicos e projetos de curadoria em artes, com trabalhos realizados em diversas cidades do Brasil e em Portugal. Após colaborar com um dos desfiles d’OESTUDIO, no Fashion Rio, foi convidado a dirigir e roteirizar desfiles da marca Reserva na feira carioca de moda. A repercussão das inovações estéticas propostas renderam ao artista o convite da SP2 Brazil para a direção artística das bem-sucedidas Cerimônias de Boas Vindas, Abertura e Encerramento do Fifa Football for Hope 2014. Em mais uma parceria com a SP2 e agora com a Cerimônias Cariocas 2016, co-criou há 3 anos o projeto Olympic & Paralympic Team Welcome Ceremonies, no qual assina também a direção artística, roteiro e coreografia.

Luiz Carlos, Meu Bom

Diretor Musical
Diretor de projetos musicais da TV Globo e o Brazilian Day de NY, é produtor experiente de grandes espetáculos, especiais de rádio e TV e gravações. Recebeu diversos CDs e DVDs de ouro e platina. Atuou nos principais projetos realizados no Brasil nos últimos anos, com destaque para a direção do sorteio da Copa do Mundo de 2014 e direção artística do FIFA Fan Fest 2010/2014. Carrega na bagagem eventos como o Réveillon da Praia de Copacabana, Cerimônias dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos, Cerimônias Jogos Mundiais Militares, Cerimônia da Copa das Confederações FIFA, Tour da Taça da FIFA, Rio +20, JMJ, Aniversários do Rio e Estação Rio. Produziu e dirigiu o Prêmio Multishow de Música Brasileira, Meus Prêmios Nick, Prêmio Veja, Prêmio Contigo e Cariocão. Participou de Festivais como Rock in Rio, Hollywood Rock, Planeta Atlântida, Viradão Carioca, SWU, MIMO, Live Earth e PanGea Day. Recebeu o prêmio de Melhor Programa da TV Por Assinatura com programa Ensaio Geral, do canal de TV a cabo Multishow.

Heads of Departments

João Uchôa
Coordenador de Produção

Paola Barreto
Produtora Artística

Gaia Laster
Produtora de Protocolo

Sabrina Pinto
Produtora de Conteúdo

Roberta Tozato
Figurinista